Amor em quatro patas: pet place nos residenciais é tendência do setor imobiliário
A presença de animais de estimação vem crescendo nos lares brasileiros. O último Censo Pet divulgado em 2022 pelo Instituto Pet Brasil já apontava mais de 149 milhões de pets em mais de 37 milhões de domicílios no país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o segundo país do mundo com maior população de bichos domésticos. Para os tutores, os bichinhos são como membros da família e a procura por um lar com ambiente que aceite e promova bem-estar para esses familiares cresce.
De olho neste perfil crescente de famílias com pets, espaços comuns para a convivência harmoniosa entre todos os moradores, incluindo os de quatro patas, se tornaram tendência nos condomínios residenciais. O chamado pet place - pet play ou space dog - é uma área do condomínio reservada para os animais de estimação.
“Com um local exclusivo para as suas atividades, os tutores podem brincar, passear e até mesmo cuidar da higiene dos animais, sem precisar sair de casa. Além disso, é também uma oportunidade para ampliar a convivência e troca de experiência entre os donos”, comenta Alessandra Nogueira, Especialista em Desenvolvimento de Produto da Terral Incorporadora.
Considerado o playground dos bichinhos, os pet places dos empreendimentos Terral Incorporadora são equipados com circuitos de agilidade, brinquedos, bebedouro, gramado ou espaço para correr e, como a área é toda reservada para o bem-estar do animal, ele pode passear ao ar livre, interagir com outros bichos e se exercitar, mantendo-se saudável e sociável. “É bem comum chegar em casa e encontrar essas fofuras destruindo móveis, objetos, vasos de plantas, entre outras peripécias. Os animais sentem tédio e ansiedade tanto quanto o ser humano. Ter um espaço para “gastar” essa energia onde o bicho possa correr, se divertir e se acalmar ajuda a controlar problemas como estresse, tristeza e até sobrepeso”, afirma Alessandra.
Em Brasília, desde o início da trajetória Terral na capital - no ano de 2020, todos os empreendimentos lançados contam com o Pet Place em sua área comum. São eles: LV 31, Casa Nor, Casa Pedra e Casa 35. Já em Goiânia, desde 2022 o espaço destinado aos animais de estimação foi inserido como um item prioritário em seus empreendimentos. “Projetamos um espaço com foco na segurança e no conforto de todos os membros da família, também para entretenimento e socialização. Estamos antenados, buscando sempre atender as demandas dos consumidores”, afirma.
Alessandra alerta que cada condomínio possui suas próprias regras — e todos devem conhecer essas diretrizes, inclusive, os novos moradores. Assim, é possível aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pelo espaço pet, auxiliando a manter a segurança e tranquilidade em seu condomínio. Para ilustrar, a especialista separou algumas regras comuns em Espaços Pets:
- Horário de funcionamento específico;
- Lotação do espaço;
- Vacinação em dia para evitar a transmissão de doenças;
- Limpeza: É fundamental coletar as fezes dos animais e manter a organização do local, garantindo uma boa experiência a todos.
Cada usuário deve fazer a sua parte e incentivar a preservação do ambiente, bem como de seus equipamentos.